Telenovelas e os fenómenos do ciberespaço
DOI:
https://doi.org/10.58050/comunicando.v1i1.116Palabras clave:
telenovela, novas tecnologias, fandom, YouTubeResumen
Ao refletir acerca dos fenômenos digitais, a partir de conceitos que permeiam o momento histórico de mudanças tecnológicas que estamos a vivenciar, somos levados a acreditar que a introdução da internet constitui um momento de viragem, tanto para os media, como para os públicos e para os processos comunicativos. Sobretudo em relação aos produtos televisivos, observa-se uma ligeira migração das audiências para a internet, manifestação perceptível inclusive nos géneros de maior sucesso como as telenovelas, que passam a figurar, principalmente por meio da ação dos fãs, em sites como o YouTube, por exemplo. O texto busca perpassar os conceitos desenvolvidos por alguns autores que abordaram esta temática, bem como delinear um estudo preliminar sobre a presença de vídeos no YouTube dos títulos de ficção que registaram maior audiência televisiva em Portugal.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los/las autores/as conservan los derechos de autor, pero otorgan a la Revista Comunicando el derecho de primera publicación. Este trabajo tendrá una licencia con una Creative Commons License – Attribuition 4.0 Internacional.