Aplicar a teoria dos jogos ao estudo da comunicação: desafios e oportunidades
DOI:
https://doi.org/10.58050/comunicando.v5i1.199Palabras clave:
Teoria dos jogos, Teorias da Comunicação, Comportamento EstratégicoResumen
A teoria dos jogos representa uma das tendências de investigação que mais força ganhou no século XX, com exemplos de aplicações bem-sucedidas em várias áreas disciplinares. Contudo, o estudo da comunicação tem permanecido alheio a esta ferramenta teórica. Considerando esta situação, este artigo procura explorar o potencial e os desafios da aplicação da teoria dos jogos ao estudo da comunicação. É realizado um breve enquadramento histórico do desenvolvimento da teoria dos jogos, explorando particularmente as adaptações que esta sofreu para a aplicação em áreas tão distintas como a biologia, filosofia e ciência política. De seguida, são analisados os principais motivos para a resistência a esta teoria entre os académicos da comunicação, estabelecendo-se frequentemente o paralelismo com a disciplina irmã da sociologia. Por fim, são apresentadas possibilidades de adaptação e aplicação da teoria dos jogos concretizadas em exemplos que se inserem tradicionalmente no domínio de investigação da comunicação. Este artigo representa um contributo original para a aplicação da teoria dos jogos nas ciências sociais, retomando um debate que não era abordado do ponto de vista da comunicação desde o início da década de 70.
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