Vinhetas de abertura da telenovela brasileira: uma análise semiótica de suas representações imaginárias
DOI:
https://doi.org/10.58050/comunicando.v5i2.233Palabras clave:
vinheta, abertura, novela, teledramaturgia brasileira, semióticaResumen
Este artigo faz uma análise semiótica das vinhetas de abertura da telenovela brasileira, com o objetivo de mostrar como essas peças audiovisuais apresentam signos representativos, na maioria das vezes, relacionados ao conteúdo narrativo nuclear do programa. A semiótica é uma filosofia que estuda todo e qualquer tipo de linguagem como signo, analisando suas formas de representação. A linha tricotômica escolhida dentro desse amplo estudo é a da terceiridade, que vai permitir uma análise mais detalhada, possibilitando conclusões interpretativas e argumentativas. No período estudado, a figura da mulher, vinculada à sensualidade e à ideia do movimento das cenas foi representada de diversas formas e ajudou a construir o imaginário dramaturgico de uma época. Um recorte metodológico foi realizado, considerando as seguintes obras: Tieta (1989/1990) e Mulheres de Areia (1993).
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los/las autores/as conservan los derechos de autor, pero otorgan a la Revista Comunicando el derecho de primera publicación. Este trabajo tendrá una licencia con una Creative Commons License – Attribuition 4.0 Internacional.